sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Adeus a Tom Sawyer

Terminar de ler um livro é sempre tão difícil. Não pela leitura em si, mas pela despedida. Por tantas noites suas aventuras foram minhas e alegraram meu coração. 
Já sinto saudades do Tom e do Huck...
Fica aqui, então, uma pequena homenagem com um diálogo em que Tom tenta convencer Huck a voltar:

"- Mas toda a gente vive assim, Huck!
 - Não me importo. Eu não sou toda a gente e não aguento aquela vida. É horrível vermo-nos assim amarrados e, mesmo sem querer, começa-se a resmungar. Desse modo já não me interessa a vida. Tenho de pedir licença para ir pescar; tenho de pedir licença para ir nadar; tenho de pedir licença para tudo; tenho de falar tão bem que só tenho vontade de ficar calado. Todos os dias vou um pouco para o sótão mascar fumo, senão morro, Tom. A viúva não me deixa fumar; não me deixa gritar; não me deixa bocejar, nem me espreguiçar nem me coçar diante dos outros...
Com um ar irritado, continuou:
 - O pior de tudo é que passa o tempo rezando. Nunca vi uma mulher assim! Tive de fugir, Tom, tive de fugir! Além disso, a escola vai abrir e vou ter de ir lá. Não suporto isso, Tom. Olhe, sabe? Ser rico não é tão bom como parece. Afinal, só se tem aborrecimentos e mais aborrecimentos a ponto de se desejar a morte. Esta roupa é que me fica bem, nesta barrica é que gosto de dormir, e nunca mais sairei daqui. Se não fosse o dinheiro, não teria passado por aqueles apuros, mas o melhor é guardar para você a minha parte e me dar de vez em quando alguma coisa; não muito nem muitas vezes, porque não preciso fazer grandes despesas. Vá procurar a viúva e peça-lhe que me faça isso.
 - Oh! Huck, bem sabe que não posso fazer o que me pede. Não é justo e, além disso, se experimentar por mais algum tempo, vai acabar por gostar.
 - Gostar? Muito! Tanto como se acaba por gostar de estar sentado em cima de um fogão aceso. Não, Tom, não quero ser rico e não quero viver nessas malditas casas onde me falta o ar. Gosto dos bosques e do rio, gosto de viver numa barrica e não estou disposto a deixar isso. O diabo que leve o resto!"


É genial ou não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário